Tire suas dúvidas: |
1. FAZ FRIO NO BALÃO? |
Como o balão viaja à mesma velocidade do vento, dificilmente você passará frio.
Existe pouca diferença entre a temperatura no balão e a temperatura na superfície. |
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2. QUE TIPO DE ROUPA DEVO USAR? |
O mais confortável e de preferência tênis. É aconselhavel levar um casaco em caso de frio. Se estiver calor, poderá tirá-lo facilmente. Recomendamos levar boné e óculos de sol. |
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3. O QUE DEVO LEVAR NO VOO? |
Câmera fotográfica é importante para registrar as recordações do seu passeio de balão. |
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4. QUAL A ALTURA QUE O BALÃO ATINGE DURANTE O VOO? |
A maior parte do tempo o voo acontece de 30 a 50 metros, numa altura mais contemplativa das paisagens. Mas em alguns momentos o balão poderá atingir até 500 m, altura em que se pode ter uma visão panorâmica da região; em dia de céu limpo pode-se ver a uma distância de 100 km. |
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5. POSSO TER VERTIGENS NO BALÃO? |
Não. Só é possivel sofrer vertigens enquanto em contato com a terra. Portanto, não é possível sofrer vertigens no balão. |
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6. E SE PRECISAR IR AO BANHEIRO? |
Não há banheiros a bordo do balão.
Planejar é o principal. Já que o tempo médio de voo é de 1 hora, planejar antes é recomendável. |
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7. POSSO FUMAR DENTRO OU NAS PROXIMIDADES DO BALÃO? |
É absolutamente proibido fumar dentro ou nas proximidades do balão em virtude da grande quantidade de gás a bordo do mesmo. Além disso, o tecido do balão não é resistente às cinzas nem a cigarros acesos. |
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8. POSSO LEVAR FAMILIARES E AMIGOS PARA ASSISTIREM A DECOLAGEM? |
Sim. Todos os seus familiares e amigos serão bem recebidos para presenciarem sua aventura no balão. Todavia, durante o resgate, a SNAP não presta nenhum tipo de assistência para os familiares que resolvam se aventurar com seus carros, acompanhando a equipe de terra. |
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9. QUEM PODE VIAJAR NO BALÃO? |
Viajamos com passageiros com idade entre 10 e 90 anos. É importante que os passageiros sejam capazes de permanecer em pé durante uma hora e meia. Se tiver alguma dúvida sobre o estado físico ou motivo de saúde, comunique-nos antes de fazer a sua reserva. No caso de gravidez, recomendamos que não viaje de balão. Teremos todo o prazer em combinar uma data mais conveniente após o nascimento da criança. |
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10. A QUE VELOCIDADE VOA O BALÃO? |
Depende sempre da velocidade do vento no dia do voo. Mas pode variar entre 5 e 30 km por hora.
Pilotos experientes podem voar a velocidades bem maiores, porém não com passageiros. |
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11. PORQUE OS VOOS DE BALÃO SÃO SEMPRE CEDO PELA MANHÃ OU AO ANOITECER? |
Para poder voar de forma segura, os balões precisam de condições frescas e estáveis. E o período de amanhecer e de anoitecer são os que mais satisfazem estas condições. A ascensão da corrente de ar quente começa mais ou menos 2h depois do nascer do sol, quando o sol aquece a terra. Depois a estrutura do ar se torna instável. Esta ascensão de ar quente começa a descer aproximadamente 2h antes do por do sol. |
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12. QUAIS SÃO AS DIMENSÕES DO BALÃO? |
Depende do número de passageiros a transportar. Um balão para 4 passageiros + piloto tem 25 m (capacidade de 3.000 m³ de ar). Um balão para 8 a 9 passageiros tem 30 m (capacidade de 6.000 m³ de ar). |
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13. O BALÃO POUSA NO MESMO LUGAR DE ONDE DECOLOU? |
Não. O balão é levado pelo vento e por isso não pode regressar voando para o ponto de partida. A equipe de resgate Snap sempre acompanha o balão. Munidos de rádios, a equipe mantém contato constante com o piloto que os orienta sobre o local de pouso, permitindo que eles cheguem junto ou logo após o pouso final. Claro que existe uma mínima possibilidade de durante o voo pegar uma corrente de vento que traga o balão para o mesmo lugar, mas isso é algo difícil de acontecer. |
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14. COMO SE DIRIGE UM BALÃO? |
Balões simplesmente flutuam ao vento. O piloto controla a altitude do balão para achar um vento que está indo em uma certa direção, mas você não pode voar contra o vento. Um planejamento do voo assegura que haverá inúmeros locais para pouso na direção que o vento sopra. |
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15. QUANTO TEMPO DEMORA PARA ENCHER OU ESVAZIAR O BALÃO? |
De 15 a 30 minutos para encher o balão. Em situações de campeonato pode se encher um balão em menos de 15 minutos.
Leva-se o mesmo tempo para esvaziar o balão e guardá-lo. |
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16. POR QUE A ANGULAÇÃO DO SOL É IMPORTANTE? |
O Sol é a fonte dos ventos. Nuvens podem manter uma área mais fria enquanto outra é aquecida. Água e terra aquecem em intensidades diferentes. Ar quente é mais leve que ar frio, por isto sobe, quando o ar quente sobe o ar frio desce para ocupar seu espaço, criando um movimento ascendente. O resultado desta movimentação é o vento. Não é aconselhável voar durante o dia quando diversas bolhas de ar ficam subindo e descendo. |
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17. BALÕES PODEM VOAR A NOITE? |
Sim. Porém balonistas não o fazem com frequência devido a pouca visibilidade e a necessidade de se utilizar equipamentos específicos além de luzes. A maioria dos balonistas são autorizados apenas a voar durante o dia. |
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18. OS BALÕES PODEM VOAR SOBRE AS MONTANHAS? |
Sim. Entretanto existem alguns problemas em especial: se você pousar em um local sem estradas e de difícil acesso, será mais complicado resgatar o balão. Geralmente nos voos de altitude e próximos às montanhas, os ventos tendem a causar muita turbulência. |
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19. DO QUE É FEITO O CESTO DO BALÃO? |
É feito basicamente de vime trançado, por ser leve, flexível e de fácil manutenção. |
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20. QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O BALÃO A GÁS E O BALÃO A AR QUENTE? |
Um balão a gás é totalmente fechado e cheio de hélio ou hidrogênio.
Um balão a ar quente sobe e desce com o aquecimento do ar dentro dele. |
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21. O QUE ACONTECE SE UM PÁSSARO BATER NO BALÃO DURANTE O VOO? |
Não acontece nada. O tecido do envelope é mais resistente do que se imagina. É possível voar de balão com um buraco grande o suficiente para um homem atravessá-lo, isto se o buraco não for no topo do balão. |
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22. E SE FURAR OU RASGAR O BALÃO DURANTE O VOO? |
Mantendo o balão em bom estado e não excedendo seu limite de carga e temperatura isso nunca acontecerá, mas se acontecer o balão suporta pequenos furos de até 25 cm, principalmente se for abaixo da linha do equador. Um acúmulo de furos acarretará perda de ar quente diminuindo a velocidade de subida e a autonomia, com um aumento de consumo de gás. |
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23. TODOS OS BALÕES A AR QUENTE SÃO IGUAIS? |
Balões a ar quente usam o mesmo sistema de maçarico, cesto e envelope. As diferenças estão na forma e tamanho do envelope, no sistema de esvaziar, na forma e tamanho do cesto e na configuração, design e número de queimadores do maçarico. |
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24. QUANTO CUSTA UM BALÃO? |
Como carros e barcos o preço pode variar muito. O custo dos equipamentos como rádio, ventilador, ferramentas,
pick-up de resgate também devem ser considerados. Todavia, você precisa estar habilitado como piloto para comprar um equipamento ou apresentar um piloto para se responsabilisar pelo balão. |
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25. DO QUE É FEITO O ENVELOPE? |
O material mais utilizado é Nylon Rip Stop. Polyester e outros tecidos são eventualmente utilizados. As partes baixas que formam a boca do balão são feitas de um material a prova de fogo chamado Nomex, similar ao material que pilotos de carro e bombeiros utilizam. |
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26. QUAL O COMBUSTÍVEL UTILIZADO NO BALÃO A AR QUENTE? |
É o gás propano, geralmente armazenado em tanques de aluminio ou aço.
Dependendo do tamanho do balão carrega-se de 80 a a 120kg de gás. |
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27. QUAL O TEMPO DE VIDA ÚTIL DE UM BALÃO? |
Dependendo de quanto e como se cuida do balão o envelope pode durar mais de 400h de voo. |
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28. PARA QUE SERVEM AS CORDAS NO BALÃO? |
A corda da coroa no topo do balão é utilizada para estabilizar o balão durante o enchimento. As cordas de cativo são utilizadas para amarrar o balão e deixá-lo exposto e seguro em uma demonstração. A corda de segurança é utilizada apenas em algumas situações em que o piloto se aproxima do pouso e joga a corda para a equipe de resgate, possibilitando que a equipe puxe o balão para um local mais adequado. |
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29. É NECESSÁRIO TER HABILITAÇÃO PARA PILOTAR UM BALÃO? |
Sim. Um certificado de Piloto de Balão é emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). São necessárias 18 horas de aula teórica e prática com instrutores para se formar um piloto. Não é necessário ser um piloto de avião para se tornar um piloto de balão, pois são dois tipos de aeronave completamente diferentes. Apesar disto muitos pilotos de balão voam outros tipos de aeronaves como aviões e helicópteros. |
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